Das escolhas. 3.3.14

Esse ano termino a faculdade, mas vou confessar que, hoje, no último ano, sei que não fiz a escolha certa, triste, mas é verdade. Claro que nem tudo foi ruim, fiz amizades e conheci meu atual namorado, o que muito provavelmente não teria acontecido se eu tivesse escolhido outro curso. Mas, escolhi fazer Sistemas de Informação simplesmente por medo de arriscar, sim, medo de mergulhar em algo completamente diferente do que eu já conhecia. Por ter feito curso técnico em informática, eu já sabia o que viria no curso superior de Sistemas de Informação, por isso segui por esse caminho. Eu também não sabia direito o que queria da vida, tinha 17 anos, não sabia que profissão queria ter, recém tinha terminado o ensino médio, e toda aquela pressão de entrar para uma universidade. Esse era o assunto que dominava entre os amigos. Visitas em feiras de profissões nas universidades, vestibulares, ENEM, mal dava pra pensar direito, então, agi por impulso. Se fosse escolher hoje, eu estaria mais decidida do que quero, ou pelo menos saberia o que não quero. Acho que essa é uma escolha que fazemos muito cedo, muito novos, sem experiência alguma de nada (no meu caso, nem profissional, porque eu não trabalhei durante o ensino médio), então é difícil ter certeza da carreira que quer seguir.
Se tem um conselho que eu posso dar, e dou pra quem está passando por essa fase de escolha de curso superior (que não deixa de ser uma escolha de profissão, e uma escolha muito importante na vida, afinal de contas, são quatro anos de dedicação) é: não ajam por impulso, não tenham pressa e nem medo de "ficar para trás" em relação aos amigos. 
Esse tipo de coisa deve ser pensada com calma, se não estiver pronto pra tomar esse tipo de decisão, não faça, não será o fim do mundo esperar seis meses ou um ano depois que termina o ensino médio para então ingressar numa universidade. Deve-se pesquisar, conversar com pessoas que fazem os cursos, procurar saber qual o papel no mercado de trabalho, e todo o tipo de informação possível, isso nunca é demais. Assim, as chances serão bem pequenas de você se frustrar durante o curso e perceber que não era bem aquilo que você queria.


4 comentários:

  1. Nossa, tu terminando e eu entrando. Eu só consigo pensar, que deve ser uma época, que você deve saber bem o que quer e pra onde ir. O caminho é tortuoso. :*

    http://enfiaquecabe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Marília, boa sorte nessa nova fase da sua vida.

      Beijos

      Excluir
  2. Tenho essa sensação. Estou no segundo semestre de Jornal, e esse sempre foi o meu sonho, mas na prática, não tenho prazer nenhum de estar nessa área. Adoro as aulas, mas fico muito deslocada no meu estágio. Sou muito mais literária do que jornalista.

    Adorei aqui, aliás!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena não conciliar os dois Nina, mas pelo menos da teoria você gosta :)
      Espero que encontre algo que te satisfaça na prática também.


      Beijos

      Excluir